-
Arquitetos: ENarquitectura
- Área: 660 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Bruto Studio
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no bairro de Saavedra, a nordeste do município de Buenos Aires, no limite da Grande Buenos Aires. O objetivo inicial é que o edifício permitisse vivenciar o clima de bairro em uma estreita relação com a vizinhança e que mantivesse a baixa densidade característica do entorno.
São dois blocos que sustentam as empenas, separados por um pátio, procurando gerar um piso térreo livre, visualmente aberto como uma continuidade espacial pública horizontal da calçada. O térreo se eleva através do vão que separa os dois blocos que contêm a circulação vertical, aberta e naturalmente iluminada. O projeto é arrematado no terraço comum com vista para as copas das árvores.
As unidades ocupam toda a largura do lote, maximizando a iluminação e permitindo a ventilação cruzada. A fachada da frente recebe brises verticais corrediços que permitem proteger o interior do sol rasante no entardecer a oeste. Esses elementos dão movimento à fachada e privacidade às varandas, além de filtrar a luz, regular a ventilação, a chuva e as vistas. Os dois módulos, quando sobrepostos, cobrem 50% da vista de fora.
Os brises são elementos de chapa dobrada em formato de Z que enrijecem a peça por sua forma, utilizando a menor quantidade possível de material. Cada Z é posicionado no sentido de frear o sol diagonal do oeste buscando, dessa forma, otimizar ao máximo os recursos materiais.